sábado, 7 de abril de 2012

Memória: Luis Sátiro


Todo o sábado deixava minha mulher em casa e me dirigia a um barzinho. Esse barzinho,ficava lá no Cambuci,na Rua dos Lava pés,Tinha um outro também lá na
Careiro Leão,perto da Edições  O livreiro. Era justamente pra lá que eu ia,conversar com os desenhistas,pois eu tinha necessidade,a arte exige certas renúncias,pra nos trazer outras formas de ver  a arte sua e de outros artistas.Lá conheci muitas pessoas famosas
E conheci um cara muito legal,que sempre ia na minha casa tomar café era o Queiróz.
Eu nem sei por onde posso começar a falar dele pela sua simplicidade,brincalhão,risonho,
com ele não aprendi a desenhar,pois já vim pronto,mas aprendi muita coisa,experiência
que ele tinha, pra dá e vender. Ainda fui visitado por ele várias vezes, depois que vim para o RJ.  Ele era desenhista de publicidade,mas também desenhava para revista o Mundo das Piadas,do Edições O Livreiro. Era lá,  que sempre nos encontrávamos .Fiquei muito triste quando soube de sua
morte,pois ele era ainda bem jovem. Ele ainda tinha a vida pela frente!  Parece que ele  morava lá  no bairro do Jabaquara SP.

Foi lá nesse bar também, que me apresentaram um jovem rapaz de mais ou menos uns 20 anos,moreno  baixo,ele se chamava, Luiz Sátiro. Ficamos amigos e ele passou a frequentar a minha casa, lá na Aclimação,na Rua Almirante Tamandaré,depois,Apeninos,em Sâo Paulo.  Ele era admirador dos meus traços,e estava aprendendo a desenhar,mas ele tinha algo que me
interessou; umas fotos  que ele vendia de cinema,filmes famosos.
Precisamente nesta época eu,estava me preparando para  produzir uma Revista Histórias do Velho Western, para  Edições O Livreiro.  Fiz a revista fiz ela toda em fotos.Essa revista,conta a História dos Pioneiros     São eles, Kit Carson,Brigcham ,Billy The Kid,Tombstone.Traz ainda a última batalha do General Custer.
Durante muito tempo ele me forneceu esse material, que passei a comprar diretamente dele.
Depois arrumamos as malas e viemos embora para o Rio de Janeiro,foi aí então, que perdi o contato com ele. Ainda espero receber noticias dele.