quinta-feira, 15 de novembro de 2012



O MUNDO DOS QUADRINHOS ESTÁ DE LUTO!
MORRE NO RIO DE JANEIRO
EDMUNDO RODRIGUES
10/01/1935
10/09/2012
Aneurisma
Olá! Estou escrevendo em nome do Edmundo Rodrigues, Desenhista Ilustrador, que era um desejo dele, se um dia a
contecesse o que ele tanto temia. Edmundo, iniciou sua carreira ainda menino , não de calças curtas,porque? Edmundo Rodrigues sempre foi um adulto,desde cedo perdeu seu pai,num atentado na famosa Revolução do Barata,quando ele vinha do Estado do Pará fugido com a família,digo 05 irmãos menores. Edmundo Rodrigues desde cedo soube o que era ser responsável por uma família,enquanto seu pai ,era levado para o Rio Grande do Sul para amputar a perna que havia gangrenado. Só posso imaginar, o que esse menino passou!. Vieram para o Rio de Janeiro, indo para a casa da comadre,que os acolheu,oferecendo uma parte da casa de cômodos para que eles pudessem prosseguir na caminhada. Foi aí, que ele começou a se interessar pelas artes, digo o dom de desenhar. A comadre da mãe, ia buscar o pão, que vinha embrulhado em papel de manteiga, esse papel era usado pelo Edmundo que já se mostrava aos 7 anos, um grande talento. Começou a desenhar, estudar profundamente tanto que aos 13,14 anos começou trabalhar na Revista Tico- Tico e a receber um salário que iria ajudar a família, já que o pai havia ficado por lá em tratamento da perna amputada. Ajudou a família na recuperação do pai que depois voltou ao seio da família. A luta agora era comprar as próteses, que além de cara ,era dificílima na época. Ele era um homem valente, não tinha medo de nada. Edmundo Rodrigues, era um excelente pai,amigo,super companheiro dos filhos e dos amigos que o acompanharam durante a sua caminhada. Em todos os lugares que ele trabalhou, como empregado ou free - lance ,sempre foi respeitado,admirado por todos. Nunca descumpriu um contrato.
Foi um dos artistas brasileiros que também trabalhou em prol das HQS no Brasil. Depois do Naumim Aizen, a Marvel voltou ao Brasil pela segunda vez,através da Bloch Editores do Sr. Adolpho Bloch . O que deixou muitos artistas preocupados com o mercado que pensavam eles, iria desaparecer! Tudo foi bem preparado por Edmundo, que sabia de tudo, sabia que logo,ele iria,trazer o mercado a tona,foi o que aconteceu. Edmundo,renovou,ativou,trouxe trabalho para todos,pois ele temia o que podia acontecer,como artista 
sempre se preocupou com seus amigos artistas, tanto que durante muito tempo, manteve a colaboração de todos, até o final. Foi amigo, companheiro de todos, sofreu as críticas de muitos,quando falavam que ele não estava desenhando mais,no entanto não era verdade :a verdade era essa, sempre surgia no mercado novos artistas,como se fosse um grande exercito,precisando de trabalho,porém não sabiam letrerar , não sabiam colorir,não estavam acostumados a fazer revistas. No entanto era ele, que tinha passado dificuldades no inicio de sua vida e que sabia, o quanto valia uma oportunidade. Não virou as costas pra ninguém, não vou citar aqui o nome das pessoas, por questão de ética ,mais eles sabem o que estou escrevendo, é a expressão da verdade. Ele cobria os desenhos, ajudava no colorido ,por isso que as vezes saiam mais forte,por conta do despreparo de alguns,por isso o pincel dele nunca parou de trabalhar. Não vim aqui escrever o que os artistas já sabem,mais venho aqui agradecer a todos,os leitores,fãs e admiradores do trabalho,das artes dele. Dizer que foram vocês e por vocês que ele suportou viver, que realmente vocês deram a ele tudo que alguém possa dar a um ser humano ,carinho,estimulo,como se falassem: não pare,você não pode! Não deve parar! Foi isso, os comentários dos amigos, como: ,Cid Marinho, Bira, Kendi Sakamoto, Vitor Hugo, Ulisses,Arthur,Gustavo Machado,Jussara Lancellotti,Toni Fernandes,Wilson Fernandes Wilson Vieira, Jodil, Wilde Portela,Sebastião SEABRA ,Lancelot,todos os sites,e blogs de HQS.
O artista faleceu nesta segunda- feira dia 10 de setembro de um aneurismo , ele estava muito bem,porém no momento em que ele soube que a aorta ascendente que saia do diafragma estava com ruptura e que a qualquer momento podia se romper,tirou o bom humor dele,começou a
perder a tranqüilidade .Estava produzindo seu livro,ficou desencantado,não quis nem pensar em escrever nada. Creio que deve ser terrível para alguém saber que pode partir a qualquer momento.
Ele sempre acreditou: que o artista morre,porém sua arte,sua obra jamais....!! Deixa esposa, e dois filhos. A família pede que aqueles que admiraram a arte do Edmundo Rodrigues, continuem com amor e respeito ao grande profissional que ele foi. Ele partiu sem sofrer porém alguém veio ao seu encontro, esse alguém foi Jesus Cristo! Ele estava lendo a Bíblia! Nasceu de novo! Foi enterrado como Cristão! Foi salvo na Gloria de Deus!
Obrigado a todos
Ágata Desmond

Em nota- esse respeito é devido a todos que admiraram sua arte.
É publicada com autorização da família! Todos tem esse direito de saber/
Uma homenagem da produção a todos os fãs de Edmundo Rodrigues
 Em breve nós teremos muitas novidades.
Edmundo Rodrigues,deixou muito material inédito,que ainda
vai fazer história,mesmo depois de morto ele ainda vai revolucionar os quadrinhos///
Agora ele faz parte da Galeria dos Imortais.
Porém nos deixou um acervo fantástico de toda sua obra.
 Agata Desmond
     Produtora