sábado, 7 de janeiro de 2012

Blog do Museu dos quadrinhos lembra Jeronimo

Em recente postagem de novembro de 2011, o blog Museu dos Quadrinhos fez uma bonita lembrança da personagem Jerônimo, o Herói do Sertão - talvez a obra mais importante do Edmundo Rodrigues.Segue abaixo o texto e para ver as capas das revistas publicadas na postagem e só clicar aqui.

Promessa é dívida! Eis mais um famoso personagem nascido no rádio, que foi para os quadrinhos, e depois para as novelas e para o cinema.
E mais curioso ainda, um herói do sertão brasileiro!
O Herói foi criado por Moisés Weltman para programa radiofônico em Dezembro de 1952 para a Rádio Nacional.
Após tanto sucesso na radio novela, chegou as bancas em Julho de 1957 a revista Jerônimo, o herói do sertão, com desenhos do Edmundo Rodrigues.
A revista fez muito sucesso! Tanto que durou 93 edições (até 1966), 5 almanaques (1958,1959,1960, 1961 e 1963 - não teve almanaque 1962). Foram publicadas também algumas edições extras com as Peripécias do Moleque Sacy e Aventuras da Aninha (2 edições cada). Estes exemplares são muito raros!
Jerônimo acompanhado de seu inseparável ajudante Moleque Saci, combateu as injustiças e cavalgou por este Brasil por 10 anos.
Foi uma das revista de quadrinhos com temática de faroeste e com personagens e autores 100% brasileiros, e a revista nacional com personagens de faroeste que permaneceu mais tempo em nossas bancas de jornais.
Em 1979 a Bloch Editores, relançou a revista em formatinho e em cores (uma tentativa de reviver o personagem e também porquê o Edmundo Rodrigues era editor de quadrinhos do grupo neste período).
A tentativa não logrou êxito e a revista durou apenas 3 edições. Estes exemplares são raros de se encontrar.
O Edmundo Rodrigues foi o artista que mais desenhou o personagem. O Juarez Odilon participou de algumas edições.
O personagem fez muito sucesso em todas a mídias (rádio/Tv/quadrinhos e cinema)!
Está parte deixo para os fãs de radio novelas, televisão e cinema, pois somos fãs mesmo é de quadrinhos!
Curtam as capas de algumas edições e se não completaram ainda suas coleções aproveitem, pois devido as grandes tiragens de edições na época, ainda é possível encontrar todas as edições da revista!"
 
Nós do Blog e o próprio Edmundo Rodrigues agradecemos essa gentil lembrança.