segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lembranças do Edmundo

Antigamente o mercado Editorial de Gíbis,não era tão competitivo como nos dias de hoje!Praticamente em todos os lugares por onde passamos,podemos ver o talento e a arte fluindo,nas praças,ruas e em todos os lugares.É maravilhoso poder ver as cores fluindo com tons,sobre tons,trazendo variedades de cores e novidades entre elas. De poder ver os talentos fuindo entre uma parede e outra,entre uma calçada e outra.

No começo deste século,era muito dificil,os meninos não tinham acesso as artes,desenhista era uma profissão condenada! Eu sei porque essa foi a minha infância.

Meus pais,não se interessavam pelas minhas artes,aliás,digo que fui influência pela comadre de minha mãe,onde moravámos na Rua do Lavradio ,centro do Rio.Era um sobrado,haviamos chegado do norte,Belém do Pará. Foi muito dificil para os meus país terem vindo para cá,aqui fixamos residência. Depois de alguns meses,mudamos para Copacabana,um belo apartamento.

A família de meus pais,hoje falecidos,tinham tradição no Pará,alguns eram expositores de Gados,outros foram donos da famosa Folha do Norte,hoje instinta.Comecei a desenhar por incetivo da comadre da mamãe,que chegava da rua trazendo o pão,que ela ia buscar no padeiro,a onde vinha o pão embrulhado num excelente papel,onde passei a desenhar. Esse papel,hoje eu diria que seria o papel manteiga. Quando escrevo,agradeço a Deus pelo talento que ele me deu. Com o meu talento,pude abrir as portas para o progresso.Ninguém iria receber em sua empresa um menino magrinho e bobinho,sem perspectiva,do seu talento e da dimensão que esses desenhos seriam. Eu,sinceramente,não podia imaginar o quanto meus trabalhos,se tornariam conhecidos e atravessariam o continente para levar o encantamento a crianças Americanas,Inglesas,Argentina,Mexicana, Paraguaias,Uruguaias, como foram os matérias editados pela melhoramentos de São Paulo. As pessoas que visitam o meu Orkut,costumam falar, da quantidade de material que foi publicado por mim,e perguntam como isso aconteceu?-È! Realmente foi uma época só,era o momento! largar ou pegar.Comecei meus trabalhos no sezinho,do Sesi,lá desenhei meu primeiro desenho profissional,recebendo um salário,que iria me ajudar a pagar o meu ginásio. Na revista Sesinho, o editor era...,que muito me ajudou no crescimento artístico.

Daí foi uma ponte para a mostrar meus trabalhos.Fui chamado pela Riográfica para desenhar as 2as e 3as capas das revistas,onde produzi as Histórias do Brasil,como Willegnaion,Lenda de QueczalCoatl,e muitas outras publicações. O sucesso foi tão grande,que certa tarde quando cheguei na redação da revista,estava em cima de minha mesa um calhamaço de papéis do roteiro do Jerônimo "O Heroí do Sertão".Não sei se estava preparado para assumir um personagem tão grande como o Jeronimo,digo grande,o numero de páginas que me apresentaram. Mais não me intimidei!O autor dos textos era um velho amigo meu,de infância,chamado Moisés Weltman.Hoje falecido! Mas na época,morávamos bem perto e todas as noite ia a casa dele jantar,sua esposa D.Rosa tinha sempre a mesa um prato me esperando.Essa foi também a minha família durante muitos anos.Fiquei na liberdade para escolher como seria o grande heroí. A cidade de Serro Bravo,Aninha,Moleque Saci,Bandido Pernet,as forças do bem agindo contra o mal.Desenhei O Jerônimo,HERÓI do SERTÃO,durante 7anos,e foram 7anos de sucesso.A venda das revistas surpreendiam os editores,que já pensavam em almanaques extras, como um só, das Aventuras do Moleque Saci,outro especial só do Jerônimo,as vendas se multiplicavam,mais e mais. Paralelamente com o Jerônimo,eu trabalhava para o Miguel Penteado,fazendo revistas de aventura,como Antar,Historias Caipira de Assombração,Drácula. Ainda colaborei para Horlei Chiodi,com as revistas, Mundo das Piadas,Cruzadas, Mundo do Terror.Costumava viajar para São Paulo,vivia na ponte-áerea.Era um sucesso!Quando ia para São Paulo os editores,me chamavam,gostavam do meus traços. Trabalhei,também para editora Outubro,depois Taika,do sr. Manuel Casole,a onde desenhei e criei a Irina,A Bruxa,que foi um sucesso extraordinário.dando inicio a criação de personagens femininos,aproveitei e criei Maja,A Mulher Vampira,a volta de Maja (..continua mais a frente..)