segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Edmundo em Resumo

Edmundo Rodrigues, nasceu em 10 de Janeiro de 1935, no Estado do Pará onde permaneceu até os cinco anos quando veio para o RJ. Cursou vários cursos de artes,

  • 1947- João Charuto é publicado pela Editora "O Tico-Tico (RJ)". 1 pág. desenhada mensalmente, as vezes duas mensais. Contava a história de um português pobre que veio para o Brasil e comprou uma comenda, o nome original era "comendador Charuto" mas a redação achou que seria melhor o nome João Charuto. Edmundo tinha, então, 14 anos e desenhou o personaem até os 17 anos.
  • 1950- Revista Sesinho (RJ) – desenhando 2 páginas mensais de "Lendas Brasileiras" durante 2 anos.
  • 1952- Vida Juvenil da Editora Vida Doméstica (RJ) - fazendo as 2as. e 3as. capas da revista com histórias do Descobrimento do Brasil. Na mesma editora lançou ainda as Aventuras de Armando que fez algum sucesso, e até lançou-se num Almanaque. Neste projeto Edmundo permaneceu durante 1 ano.
  • 1954 - J.Charuto sai do miolo e passa para a capa da Revista O Tico-Tico, junto com os famosos personagens: Reco-Reco, Bolão & Azeitona, Zé Macaco e Faustina, Prof. Kaximbaum, Chiquinho e Gatinha Esmeralda. No final deste ano, Edmundo Rodrigues (com 19 anos) deixa "O Tico-Tico" e vai para a Rio Gráfica do Dr. Roberto Marinho.
  • 1957 - "Jerônimo, o Herói do Sertão". O no.1 da revista do "Jerônimo, O Heroí do Sertão, foi publicado em 1957 sendo a primeira história "Laços de Sangue". O personagem foi baseado em uma novela homônima da Rádio Nacional, do escritor Moysés Weltman, que o desenhista Edmundo Rodrigues adaptou, criando os personagens para HQS, as roupas, a cidade de Serro Bravo, os cavalos, Aninha sua noiva e o seu fiel amigo o "Moleque Sací". E claro, as forças do mal, como o Bandido Perneta, o Bandido Caveira, e o Bandido Corisco. Edmundo Rodrigues desenhou a revista durante 5 anos, num total de:
    • 62 revistas mensais
    • 5 almanaques de 100 páginas
    • 2 exemplares extras das Peripcias do Moleque Saci
    • 2 exemplares de As Aventuras de Aninha.
    • Edmundo desenhou ainda a capa do disco do "Jerônimo,O Heroí do Sertão".
  • 1960/62– Chico e Chica e Amendoim, Editora Revista do Rádio (RJ), atividade paralela ao Jerônimo, revista com 2 anos de sucesso.
  • 1961- Falcão Negro Editora Garimar (RJ). Com o sucesso do Jerônimo, outras editoras sairam em busca de personagens aventureiros. A Editora Garimar lança o personagem o "Falcão Negro", que era sucesso da novela da TV Tupi. Vários desenhistas o desenharam, sendo que no número 7 Edmundo Rodrigues, foi convidado para desenhar o Falcão Negro (embora trabalhasse para várias editoras e estivesse desenhando o Jerônimo). O Falcão Negro, era um espadachim, que namorava Lady Bela. O artista fez alguns números e depois deixou a revista, por falta de tempo. Sendo que só havia originalmente aceito por ser um convite do seu amigo Getúlio Delphim (que a desenhava antes).
  • 1962-Revistas Peripécias do Moleque Saci e Aninha – Rio gráfica Editora(RJ) revista de 48 pág. de miolo PB e 4 capas coloridas (2 números)
  • 1963- Antar da Editormex Internacional (RJ–México) – uma versão mexicana do Tarzan c/48 páginas, publicado no RJ e México, o editor era Claúdio Torelli (esta revista teve 1 ano de duração).
  • 1971 – Editora La Selva (SP) (do editor Estevão La Selva) colabora com histórias de terror avulsas.
  • 1974/76 Revista Os Defensores - Editora Gorrión Ltda (RJ) revista com 32 págs. Capa, miolo, letra e texto do Edmundo Rodrigues. Trazia a história de Gerônimo (com "G" mesmo), um índio apache que existiu no velho Oeste americano e lutava contra os brancos e o General Custer na conquista do oeste. Oeste Sem Lei – Conta a história do famoso Mascara de Prata – revista com 19 páginas, mensal. A criação do personagem é de Edmundo Rodrigues. Xerife – História do bandido do Rio Grande e a A Moral de Um Pistoleiro.
  • 1974/1980 - Bloch Editores (RJ) – Edmundo é contratado por 6 anos como Diretor de Artes para produzir 8 revistas mensais. Lá, lançou um albúm de figurinhas do Pantanal
  • 1964- Revista de Terror - Editora Outubro (SP) – do diretor José Siderkerkis com Jayme Cortez (amigo do artista) como diretor artistico.
  • 1964– Edições Dado – colaborou com páginas de aventuras mensais.
  • 1964-Editora Continental (SP) 30 páginas de terror por mês. (durante seis meses)
  • 1964-65- Editora Taika (SP) antiga Continental o editor era Monoel Cesar Cassoli. Para a Taika Edmundo desenhou e criou os personagens: Novo Drácula – o anterior era desenhado pelo Nico Rosso, que não quis mais desenhar, sendo então Edmundo indicado para desenhá-lo durante 1 ano. Capitão Black – Pirata Aventureiro. Publicação de 4 revistas Edmundo criou o personagem e produziu a revista. Bimestral. Revista Carrasco – um matador profissional, que usava máscara roxa. Criação e produção de Edmundo. Revista bimestral. Sendo que as capas eram desenhadas pelo artista italiano Nico Rosso. Foram produzidas 4 revistas bimestrais. Irina, a Bruxa - revista de terror, que conta a história de uma bruxa que ao ser queimada foi retratada na tela por um pintor. Criação e produção de Edmundo. Revista bimestral. Histórias Satânicas - revista de 32 páginas, de terror. Letras e capas do artista. Publicação de 4 números - duração de 1 ano. Clássicos do Terror – 24 páginas, com argumento, letras e capas de Edmundo.
  • 1966 - "22-2000 Cidade Aberta" - Rio gráfica.(RJ)
  • 1966 - Editora Signo Ltda (RJ) – Editor Valdomiro Barbosa da Silva- Revista de Bang-Bang- Revista de Terror Arrepio (1 ano de produção com 9 revistas)
  • 1967 - Justino - Revista Melodia (SP). O personagem era um justiceiro, revista de 48 págs - apenas desenhando a revista, não tendo criado o personagem.
  • 1967-68 Editora Penteado(SP)- Editor Miguel Penteado - Criação do Fantar – Monstro Atômico, revista mensal de 32 páginas fazendo as capas, textos e letras. Foram produzidas 4 revistas mensais. - Histórias Caipiras de Assombração- revista mensal de 32 páginas. Capas, textos, letras e criação dos personagens. - Revista Raio Negro – quem desenhava era o Gedeone Mallagola. A partir do número 13 o artista Edmundo Rodrigues, foi convidado para desenhar alguns números, fazendo também as capas, textos e letras.
  • 1969/1972 - Editora "O Livreiro "Rua Carneiro Leão(SP) Editor Horley Chiodi. Edmundo Rodrigues criou e desenhou mais de 432 títulos de HQ. Era o único artista que desenhava nesta editora. Na época produzia 4 revistas mensais e uma extra de cruzadas. As revistas eram: Terror, Aventura, Piadas e Faroeste.
  • Coleção Clássicos Juvenis em Quadrinhos: - Viagem a Lua - Viagem ao Centro da Terra - Vinte Mil Léguas Submarina - O Guarani - Memórias de Um Sargento de Milicias - Moby Dick - Revista Mundo das Piadas. 2 anos de grande sucesso com 24 revistas publicadas. As capas, desenhos, textos, reportagens e curiosidades são todos trabalhos de Edmundo.
  • Revistas de Terror (revistas mensais. Duração de 3 anos - 32 páginas PB, com capas coloridas, criações, textos e letras de Edmundo Rodrigues): - Mundo do Terror - Albúm de Terror - Histórias de Pavor - Terror Ilustrado Revistas de Western(foram lançadas durante 3 anos): - Lendas e Histórias do Far-West - Vaqueiros - Far-West em Quadrinhos - O Máscara de Prata - Bang-Bang - Pistolas e Pistoleiros
  • 1980/81 – Editora Vecchi Revistas (RJ) com o editor Otácilio de Assunção Barros - desenhou 160 páginas de histórias em quadrinhos de terror 1982– Mestres do Terror (SP)– Editora do Zalla –colaborou com histórias curtas
  • 1993/1994 - Editora Bloch (RJ) - é chamado para dirigir a área infanto juvenil pela 2ªvez, só que agora como Editor de Histórias em Quadrinhos Lançou as seguintes revistas: Drácula, Aventuras de Didi, Historias Reais de Lobisomem , Spectreman, Popeye, Albúm de figurinhas – sobrenatural, Capitão Mistério, Mestre Kim, Clássicos das Artes Maciais, Sexta-Feira 13, Almanaque dos Trapalhões, Elvis Presley sua vida em HQ, Série Vudu, Clássicos de Pavor, Conde Drácula e Angélica.

capa de "Alamanque de O Tico-Tico" de 1954, com Dom Charuto de Edmundo Rodrigues LIVROS & ILUSTRAÇÕES TAMBÉM FORAM SUCESSO NA VIDA DO ARTÍSTA

Edmundo Rodrigues ilustrou algo em torno de 100 obras, entre elas:

  • 1963/64/65 – Tecnoprint,(RJ) hoje Ediouro Foi autor de 12 livros, sendo que 4 livros ainda estão nas livrarias: - Como desenhar corretamente a Perspectiva - Estilos Artísticos - Móveis e seus Estilos - Como começar a desenhar.
  • Ilustrou obras de Tolstoi, Dostoievsky, Alencar, Verne e Daniel de Foe. Para a série "Os Pensadores" ilustrou Kant, Cícero e Platão. Ilustrou também uma série de 4 livros para ativar a memória.
  • 1963 – Editora Civilização Brasileira – Como desenhar o Nú Artistico, de Edmundo Rodrigues
  • 1970/71 – Editora O Livreiro -Capa do Livro Manual da Secretária -Capa do Livro História do Futebol -Capa e Ilustrações do Livro dos Sonhos
  • 1970 – Revista O Castelinho (Editora Pan Americana-SP) do editor Pedro Trombeta- Revista HQ infantil para colar e montar – 24páginas.
  • 1971 - Nova – Editora Época O Tigre e o Menino (da autora americana Pearl Buck).-capa e 10 ilustrações p/o livro infantil Khalil Gibran – 1ª capa
  • 1972 – Editora Ática (SP)– Coleção Vagalume - "A Ilha Perdida" de Maria José Dupré e "Cabra das Rocas" de Homero Homem. (O livro "A Ilha Perdida" de Maria José Dupré, foi um sucesso tão grande que foi publicado durante 20 anos. Em 1998 a Editora Ática resolveu reeditar o livro em formato maior, e com miolo a cores. Os desenhos apresentam as crianças mais crescidinhas. Edmundo foi novamente convidado para ilustrar esta 2ªfase).- Livro de Portugues 5ª e 6º séries 1ªgrau – Reinaldo Mathias Ferreira- Livro de Moral e Civismo
  • 1973- Editora FTD (SP) – produziu livros de português da 1ª a 4a série com a série "Vivo e Aprendo": Estudos Sociais, História e Geografia, Moral e Civismo dos Professores Thomires M. de Carvalho e Benedito M. de Carvalho
  • 1973-Editora Hemus – A Origem das Espécies de Charles Darwin
  • 1974 – Editora Conquista – Como fazer Anúncios para TV (autoria de Edmundo Rodrigues)
  • 1980 – Editora Nacional (RJ) - Aprenda Comigo 1ºgrau, Comunicação e Expressão. Autor Prof.Pascoal Cegalla. -Conte Comigo Matemática 4 de Aguiar (ilustrações e capas)
  • 1983 – Cedibra Editora Brasileira Ltda.- Editor Isis Valéria - Criou Móbiles, brinquedos de papel, revista para colorir Gugu e Kika com 9 números - Deu sequência da revista A Turma do Telerin, Desenhando e Rabiscando com 4 números.
  • 1986/95 – Editora Melhoramentos (SP) Editor Isis Valéria/ Leila Bortollazi
  • Série Children’s Library com histórias de Chapeuzinho Vermelho, Dom Quixote, Robinson Crusoé, Alí Babá e os 40 Ladrões, Sindbad O Marujo, Soldadinho de Chumbo, A Galinha dos Ovos de Ouro, Cinderela, O Anão Amarelo, O Patinho Feio, Gato de Botas e Memórias de Um Burro que foram negociados para os EUA, Portugal e Brasil.
  • 1987/95 – O Patinho Feio, O Gato de Botas, O Anão Amarelo e o Gigante de Ouro, Albúm Gigante para colorir com as Estações do Ano, Rei Midas, A Bela Adormecida, O Gênio e o Pescador, A Roupa Nova do Rei, Albúm Gigante do Natal, A Bela e a Fera e os Cisnes Selvagens que foram negociados para os seguintes paises: EUA, Portugal, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, Alemanha e Brasil.
  • 1988/95 - Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões, Flautista de Hamlin, Fada Azul, Pássaro Azul, A Pequena Polegar Tininha, Guilherme Tell, Príncipe Encantado e Aladim e a Lâmpada Maravilhosa que foram comercializados na Espanha, Chile, México, EUA, Uruguai, Brasil e Portugal.
  • 1994/95 – Navegando com Gugu-Gugu na Idade da Pedra, comercializado em Portugal, Espanha e nos paises do Mercosul.
  • 1995 – "Rasânia Ficção Científica" do autor Luiz A. Aguiar. Ed.Melhoramentos
  • 1994/1995 –Colaborou com o departamento Bloch Educação, onde ilustrou a Coleção Encantada Infantil com 20 albuns com CDs - Fidelis, o rato revolucionário, - A revolta dos Bichos, - Livro do Sexo, - Livro de ciências da 1ªa 4ª séries
  • 1995/99 – Editora Consultor - Ilustrou os livros:
  • – Quando As aves se amam- A revolta dos Vagalumes – A casinha do coração – O destino Trágico dos Ianomamis – Os anjos não tiram ferias – Lendas do Sul – Lendas do Nordeste – O Grito do Guarapiranga – Clássicos da literatura (Coleção de 10 livros com adaptações de grandes autores): * O Guarani, José de Alencar * A Ilha do Tesouro, R.L.Stevenson * Dom Casmurro, Machado de Assis * Moby Dick, Herman Melville * O Cortiço, Aluísio Azevedo * O Primo Basílio, Eça de Queirós * Memórias de Um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida * Os Miseráveis, Victor Hugo * Noite na Taberna, Álvares de Azevedo * A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho
  • 1998 – Editora Razão Cultural * Atrás do Balcão da Padaria de Vera Loyola (ilustrações) * O falecido e Suas Quase Viúvas - Capa Ilustrada pelo artista Autor Saraiva Guerreiro - Editor Clayr de Mattos.

RECONSTITUIÇÕES

  • 1991/1993 - Trabalhos de reconstituição para o Jornal da Manchete, apresentado por Leila Cordeiro e Eliakim Araujo: Durante 3 anos colaborou para a TV com desenhos reconstituindo sequestros, assaltos, roubos e outros delitos apresentados no Jornal.

o desenhista Edmundo Rodrigues - o desenhista Edmundo Rodrigues . o Reizinho de Otto Soglow, desenhado no Brasil por Edmundo Rodrigues - o Reizinho de Otto Soglow, desenhado no Brasil por Edmundo Rodrigues . capa da revista Jerônimo, nº 01 de 1957, por Edmundo Rodrigues - capa da revista Jerônimo, nº 01 de 1957, por Edmundo Rodrigues . fonte: GibIndex.com + pesquisa de jornalista Daniela Silva Rodrigues (17485/98) e da diretora de produção Àgatha Désdemond